📍O Poder Expresso de hoje destaca o recuo do deputado Guilherme Derrite (PP-SP) no relatório do projeto de lei (PL) Antifacção, após críticas do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.
📃O texto original previa classificar facções criminosas como organizações terroristas e impunha restrições ao trabalho da Polícia Federal (PF), medidas que foram retiradas após o alerta de que poderiam comprometer investigações e gerar insegurança jurídica.
🤝Derrite afirmou que decidiu alterar o texto “para garantir um consenso mínimo” entre o Congresso e as forças de segurança, mas ainda mantém pontos que endurecem a atuação contra o crime organizado, como a ampliação do conceito de facção e o aumento das penas para quem integrar essas organizações.
⚠️Enquanto isso, o ministro Ricardo Lewandowski defendeu que equiparar facções a grupos terroristas seria “extremamente perigoso”, destacando que a legislação antiterrorismo foi criada para situações de natureza política e ideológica, e não para crimes comuns.
🔍O programa de hoje analisa se o projeto ainda pode ser votado nesta quarta-feira (12) e como o texto finalizado, caso aprovado, pode ter efeito diante da crise de segurança pública no Brasil.
▶️O programa ainda aborda os seguintes temas:
👔CCJ do Senado faz sabatina de Paulo Gonet, indicado por Lula para mais dois anos de mandato
🗣️COP30: Governador da Califórnia chama de ‘burra’ postura dos EUA sobre crise climática
📡O Poder Expresso é transmitido de segunda a sexta-feira, entre 15h30 e 17h30, no canal do SBT News no YouTube.
🚣🏽 A produção é de Lara Curcino, Caio Aquino e Ariane Ueda. Operação técnica e edição são feitas por: Warley Júnior, Thiago Fontenele e João Prata.
📝 Inscreva-se no canal para ficar por dentro de tudo o que acontece no Brasil e no mundo: @SBTNews
📰 Acesse nosso site e fique sempre atualizado com as últimas notícias: https://sbtnews.sbt.com.br
source

