No programa Ponto de Vista, apresentado por Marcela Rahal, o cientista político e CEO da Quaest, Felipe Nunes, detalhou os resultados da pesquisa mais recente realizada no estado do Rio de Janeiro — sobre o impacto da mega operação policial e a percepção da população em relação à segurança pública.
“A população aprovou, acha que a operação foi um sucesso, gostaria de ver outras operações dessa natureza, embora reconheçam que nada disso ainda resolve o problema da insegurança vivida, principalmente na cidade do Rio de Janeiro.”
Segundo a pesquisa, 72% dos moradores do estado apoiam enquadrar facções criminosas como organizações terroristas, e 80% defendem aumentar a pena para homicídios cometidos a mando de facções.
“Foram duas medidas que endurecem a punição às facções criminosas.”
Mas Felipe Nunes destacou um contraponto importante:
“Por outro lado, a solução não é armar a população. 72% dos cariocas são contrários à ideia de facilitar a posse e compra de arma pela população como um todo.”
O levantamento também mostrou efeitos políticos imediatos:
“Basta olhar o que aconteceu com a aprovação do governador Cláudio Castro. Ele teve um aumento de 10 pontos na sua aprovação, se a gente compara a pesquisa de agosto agora com a pesquisa de outubro.”
💬 Assista agora e entenda o que a população do Rio pensa sobre segurança pública, endurecimento penal e o papel das operações policiais no combate ao crime organizado.
📈 Temas em destaque:
Operação policial e percepção da população
Apoio ao enquadramento de facções como terroristas
Rejeição à facilitação de armas no Rio
Efeitos políticos da operação
Desafios futuros na segurança pública
📢 Gostou da entrevista?
👉 Curta, comente e inscreva-se no canal para acompanhar o Ponto de Vista, com Marcela Rahal.
#felipenunes #quaest #pontodevista #marcelarahal #veja #revistaveja #riodejaneiro #pesquisaquaest #segurancapublica #crimeorganizado #faccoes #terrorismo #claudiocastro #politica #opiniaopublica
—————————————————————————
Assine VEJA: https://abr.ai/2VZw8dN
Confira as últimas notícias sobre o Brasil e o mundo: https://veja.abril.com.br/
SIGA VEJA NAS REDES SOCIAIS:
Instagram: https://www.instagram.com/vejamais/
Facebook: http://www.facebook.com/Veja/
Twitter: http://twitter.com/VEJA
Telegram: http://t.me/vejaoficial
Linkedin: http://www.linkedin.com/company/veja-com/
TikTok: https://www.tiktok.com/@revista_veja
source

