No Ponto de Vista, apresentado por Laísa Dall’Agnol, o colunista de VEJA Matheus Leitão analisa o avanço do PL antifacção, aprovado na CCJ do Senado após discurso firme do relator, senador Alessandro Vieira, que classificou o texto como “o mais duro golpe contra o crime organizado da história do Parlamento brasileiro”. O PL endurece penas, cria ferramentas de investigação e reforça mecanismos de financiamento das ações de segurança pública.
Matheus Leitão ressalta que o tema ganhou força após a megaoperação no Rio de Janeiro, a mais letal contra o crime organizado nos últimos anos. Ele alerta, porém, que o projeto passou por idas e vindas e ainda depende de articulação política para avançar no plenário. Segundo ele, “há áreas do país em que o Estado não entra; quem domina é o crime organizado”, reforçando a necessidade de modernizar estratégias de enfrentamento.
Ao analisar o texto, Leitão defende o foco na inteligência policial: “a melhor forma de combater organizações criminosas é sufocá-las financeiramente e reduzir a letalidade das ações”. Ele reconhece avanços no PL, mas afirma: “poderia avançar mais — isso me deixa triste”.
➡️ Conteúdo produzido pela revista VEJA.
Inscreva-se no canal, deixe seu like e comente: o PL antifacção é o caminho certo para combater o crime organizado?
#plantifaccao, #segurancapublica, #crimeorganizado, #alessandrovieira, #matheusleitão, #pontodevista, #revistaveja, #veja, #politica, #congresso, #senado, #notíciasdehoje
—————————————————————————
Assine VEJA: https://abr.ai/2VZw8dN
Confira as últimas notícias sobre o Brasil e o mundo: https://veja.abril.com.br/
SIGA VEJA NAS REDES SOCIAIS:
Instagram: https://www.instagram.com/vejamais/
Facebook: http://www.facebook.com/Veja/
Twitter: http://twitter.com/VEJA
Telegram: http://t.me/vejaoficial
Linkedin: http://www.linkedin.com/company/veja-com/
TikTok: https://www.tiktok.com/@revista_veja
source

