No Ponto de Vista, apresentado por Marcela Rahal, o ex-embaixador Rubens Barbosa analisa as novas declarações de Donald Trump após telefonema com o presidente Lula e explica por que, apesar das sinalizações positivas, o pano de fundo da relação continua sendo comercial e não político. Tudo pertence à revista VEJA.
Barbosa afirma que as reduções tarifárias feitas pelos EUA — embora benéficas ao Brasil — decorrem de interesses internos americanos:
“Esse tarifaço vai ter efeito inflacionário nos EUA; algumas medidas revertem contra os próprios interesses deles”, diz o embaixador.
Ele também avalia as promessas de investimentos anunciadas por Trump:
“A indústria automobilística é robotizada; esses investimentos não vão gerar empregos”, afirma.
Em relação ao telefonema de Lula, Barbosa destaca que incluir o tema do contrabando de armas americanas para o Brasil foi um gesto importante, mas reforça que isso não altera a prioridade diplomática:
“Do ponto de vista brasileiro, o que importa é a negociação comercial. E ela ainda não começou.”
O Brasil segue aguardando uma reunião decisiva para discutir os 22% dos produtos brasileiros que ainda enfrentam tarifa de 50%, além das questões envolvendo big techs e a investigação americana da seção 301, que inclui temas como desmatamento da Amazônia.
Para Barbosa, apesar do otimismo que circula internamente, a realidade é outra:
“Não será uma negociação fácil e nem está descartada a possibilidade de sanções políticas no Brasil.”
📌 Inscreva-se no canal de VEJA, curta e participe nos comentários: o Brasil realmente avançou nas negociações com os EUA?
#lula, #trump, #tarifas, #inflacao, #brasileua, #rubensbarbosa, #pontodevista, #marcelarahal, #veja, #revistaveja, #noticiasdehoje, #diplomacia, #geopolitica, #contrabando, #bigtechs, #amazonia, #eua, #brasil
—————————————————————————
Assine VEJA: https://abr.ai/2VZw8dN
Confira as últimas notícias sobre o Brasil e o mundo: https://veja.abril.com.br/
SIGA VEJA NAS REDES SOCIAIS:
Instagram: https://www.instagram.com/vejamais/
Facebook: http://www.facebook.com/Veja/
Twitter: http://twitter.com/VEJA
Telegram: http://t.me/vejaoficial
Linkedin: http://www.linkedin.com/company/veja-com/
TikTok: https://www.tiktok.com/@revista_veja
source

