MídiaTec

Por que os EUA não querem uma transição imediata na Venezuela



Plano dos EUA para a Venezuela aposta em distensão do regime, não em ruptura, analisa Márcio Coimbra.
No Ponto de Vista, da revista VEJA, apresentado por Laísa Dall’Agnal, o cientista político explica por que Washington evita uma transição brusca após a captura de Nicolás Maduro e aposta em uma saída lenta, negociada e pragmática.

Segundo Márcio Coimbra, ex-diretor da Apex, “o que está em curso não é uma transição, mas um processo de distensão”. Para ele, os Estados Unidos buscam transformar a Venezuela em uma “autocracia confiável para o Ocidente”, evitando o risco de uma guerra civil alimentada por militares chavistas, interesses econômicos internos e inteligência estrangeira.

Na entrevista, Coimbra analisa o papel delicado da presidente interina Delcy Rodríguez, vista como a ala tecnocrática do regime, responsável por equilibrar interesses do chavismo, das Forças Armadas e dos EUA. Ele alerta que qualquer passo em falso pode resultar em um golpe militar e interromper o processo de estabilização.

“É um equilíbrio muito tênue. Qualquer erro pode derrubar todo o arranjo”, afirma Márcio Coimbra.

O programa também discute o acordo energético que prevê o envio de 30 a 50 milhões de barris de petróleo venezuelano aos Estados Unidos, além das tensões internas entre Delcy Rodríguez, Diosdado Cabello e o ministro da Defesa, Padrino López.

📌 O Ponto de Vista é um programa da revista VEJA que analisa os principais temas da política internacional e do poder, sempre com especialistas.

👉 Inscreva-se no canal da VEJA
👍 Curta o vídeo
💬 Comente: você acredita que esse plano dos EUA pode estabilizar a Venezuela?

#venezuela, #estadosunidos, #geopolítica, #petroleo, #pontodevista, #revistaveja, #politicainternacional, #noticiasdehoje
—————————————————————————

Assine VEJA: https://abr.ai/2VZw8dN

Confira as últimas notícias sobre o Brasil e o mundo: https://veja.abril.com.br/

SIGA VEJA NAS REDES SOCIAIS:
Instagram: https://www.instagram.com/vejamais/
Facebook: http://www.facebook.com/Veja/
Twitter: http://twitter.com/VEJA
Telegram: http://t.me/vejaoficial
Linkedin: http://www.linkedin.com/company/veja-com/
TikTok: https://www.tiktok.com/@revista_veja

source

Deixe um Comentário

Dúvidas? Converse Conosco