O exército israelense atacou uma área do sul do Líbano neste domingo, após emitir um alerta de retirada, e afirmou que as ofensivas foram feitas com o objetivo de atingir infraestruturas do Hezbollah.
A agência de notícias libanesa NNA informou que ‘aviões de combate inimigos lançaram mais de dez bombardeios’ contra o vilarejo de Kafr Hata, no sul do Líbano, causando ‘danos significativos’ a edifícios.
Os ataques ocorreram três dias depois de os militares libaneses terem afirmado ter concluído o desarmamento do Hezbollah, ao sul do rio Litani, a cerca de 30 km da fronteira com Israel – em conformidade com o acordo de cessar-fogo de novembro de 2024 entre os israelenses e o movimento libanês.
Mas Israel considerou esses esforços insuficientes.
Mais cedo, neste domingo, o exército israelense anunciou ter realizado ataques em outras partes do sul do Líbano, ‘em resposta às contínuas violações dos acordos de cessar-fogo por parte do Hezbollah', um grupo pró-Irã.
O exército israelense já havia anunciado que os ataques iriam visar ‘depósitos de armas e um local de produção de armamentos usados para reabastecimento e reforço militar’ do Hezbollah.
O Líbano está sob intensa pressão dos Estados Unidos para desarmar o Hezbollah, que se encontra enfraquecido após a guerra com Israel.
Leia mais: https://www.em.com.br/internacional
Imagens: AFP
Acesse o site: https://em.com.br / https://uai.com.br
SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://www.youtube.com/@PortalUai
Siga o Portal UAI nas redes sociais:
Instagram – https://instagram.com/estadodeminas/
Twitter – https://twitter.com/em_com/
Facebook – https://www.facebook.com/EstadodeMinas/
#israel #libano #guerra
source

