Estudantes já preparam os materiais para o início do ensino médio, muitas vezes reutilizando itens não utilizados do ano anterior para aliviar o bolso dos pais. Acompanhada da avó, Ana Valentina, de 15 anos, busca maneiras de economizar, refletindo uma tendência entre muitas famílias.
Com o aumento de cerca de 9,8% nas mensalidades de escolas particulares e entre 4% e 6% nos materiais escolares, a busca por promoções e descontos nas papelarias se intensifica. Fábio Feliciano, pai de uma jovem de 13 anos, afirma a importância de pesquisar e usar plataformas online para encontrar melhores ofertas.
O Procon orienta os pais a verificarem atentamente as listas de material escolar, evitando compras desnecessárias e destacando que materiais coletivos não devem ser exigidos pelas escolas.
Para não cair em pegadinhas, o Código de Defesa do Consumidor é um recurso fundamental. A diretora do Procon destaca que as listas devem incluir apenas itens de uso individual, justificando qualquer pedido adicional com um plano de execução.
Promoções, ofertas, e a variedade de formas de pagamento são algumas das estratégias das papelarias para atender as demandas dos consumidores, enquanto a importância de pesquisar preços é reforçada para garantir uma compra consciente e econômica.
#RECORD #RecordBrasília
source

