O acordo entre União Europeia e Mercosul pode gerar um impacto direto de até 2% no PIB brasileiro, segundo a indústria. No Ponto de Vista, da revista VEJA, o presidente do Ciesp, Rafael Cervone, detalha os ganhos econômicos do acordo, a redução gradual de tarifas e as oportunidades para indústria e agronegócio.
Apresentado nesta semana por Laísa Dall’Agnol, o programa explica como a liberalização de mercados, a previsibilidade regulatória e a integração com cadeias globais podem impulsionar investimentos, transferência de tecnologia, joint ventures e geração de empregos qualificados no Brasil.
“O acordo pode impactar quase 2% do PIB no primeiro momento”, afirma Rafael Cervone. Segundo ele, a União Europeia vai liberalizar 100% do mercado industrial, enquanto o Mercosul abrirá 91%, em um processo de desgravação que pode chegar a dez anos.
A análise também aborda o impacto no agronegócio, a complementariedade entre indústria e agro, o papel da inovação tecnológica e os riscos de a polarização política comprometer os benefícios econômicos do acordo.
📌 O Ponto de Vista é um programa da revista VEJA, dedicado à análise dos principais temas da economia, da política e do poder.
👉 Inscreva-se no canal da VEJA
👍 Curta o vídeo
💬 Comente: o acordo UE-Mercosul pode destravar o crescimento do Brasil?
🔔 Ative o sininho para não perder os próximos programas
#acordouemercosul, #pib, #economia, #industria, #uniaoeuropeia, #mercosul, #revistaveja, #pontodevista, #noticiasdehoje
—————————————————————————
Assine VEJA: https://abr.ai/2VZw8dN
Confira as últimas notícias sobre o Brasil e o mundo: https://veja.abril.com.br/
SIGA VEJA NAS REDES SOCIAIS:
Instagram: https://www.instagram.com/vejamais/
Facebook: http://www.facebook.com/Veja/
Twitter: http://twitter.com/VEJA
Telegram: http://t.me/vejaoficial
Linkedin: http://www.linkedin.com/company/veja-com/
TikTok: https://www.tiktok.com/@revista_veja
source

