A guerra comercial entre Brasil e Estados Unidos ganhou um novo capítulo com a aplicação oficial do “tarifaço” de 50% sobre produtos brasileiros que entram no mercado norte-americano. No programa Mercado, da revista VEJA, o estrategista-chefe da GCB Investimentos, Lucas Constantino, analisa os impactos econômicos imediatos e de médio prazo da medida e destaca os riscos que ela representa para o ambiente de negócios.
“A gente pode não ver uma mudança brusca no PIB agora, mas o impacto na confiança dos empresários e na percepção de risco do Brasil é relevante”, afirma Constantino.
Ele também aponta que, apesar de uma lista considerável de exceções – que abrange mais de um terço das exportações brasileiras aos EUA – setores importantes como carnes e café foram deixados de fora. “Esses setores tendem a ser foco de alguma compensação ou suporte do governo federal”, diz.
Constantino ainda comenta o contexto político mais tenso no Brasil, com a prisão de Jair Bolsonaro e as sanções contra o ministro Alexandre de Moraes, o que, segundo ele, pode agravar a situação diplomática. “É um caldeirão de incertezas que dificulta o planejamento das empresas e aumenta a volatilidade.”
—————————————————————————
Assine VEJA: https://abr.ai/2VZw8dN
Confira as últimas notícias sobre o Brasil e o mundo: https://veja.abril.com.br/
SIGA VEJA NAS REDES SOCIAIS:
Instagram: http://www.instagram.com/vejanoinsta/
Facebook: http://www.facebook.com/Veja/
Twitter: http://twitter.com/VEJA
Telegram: http://t.me/vejaoficial
Linkedin: http://www.linkedin.com/company/veja-com/
source

