MídiaTec
Vídeos

Tesouro dos EUA cobra bancos do Brasil sobre sanções a Alexandre de Moraes



Tesouro dos EUA cobra bancos brasileiros sobre sanções a Alexandre de Moraes

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos enviou uma notificação a grandes bancos brasileiros pedindo esclarecimentos sobre como estão sendo aplicadas as sanções contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, incluído recentemente na lista de penalidades da chamada Lei Magnitsky.

A cobrança ocorre em meio ao julgamento da tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro, no STF, processo que pode levar o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus à prisão. O tema deve ter impacto imediato nos mercados, especialmente nas ações de bancos listados em bolsa.

Segundo o editor de VEJA Diogo Schelp, a notificação deve ser lida como um passo burocrático esperado, já que instituições financeiras são obrigadas a monitorar a lista de sancionados pelo governo americano:

“Os bancos não têm a desculpa de dizer que não sabem. Essa lista é pública e atualizada com frequência. Já existem outros brasileiros e instituições na lista, inclusive integrantes do PCC e acusados de envolvimento com terrorismo. O caso de Moraes segue o mesmo protocolo.”

O que muda para os bancos?

Compliance reforçado: os setores de risco das instituições precisam comprovar ao Tesouro americano quais medidas tomaram — como bloqueio de contas, cartões ou operações vinculadas ao nome do ministro.

Respostas em análise: os bancos informam suas ações e aguardam a avaliação do governo dos EUA, que pode solicitar ajustes ou considerar as medidas insuficientes.

Cálculo de risco: não significa punição imediata às instituições brasileiras, mas abre espaço para um processo de idas e vindas entre bancos e autoridades americanas.

Schelp reforça que o episódio não deve ser interpretado como ameaça imediata aos bancos, mas como parte da rotina de cooperação internacional em sanções financeiras:

“É um trabalho de cálculo de risco. Os bancos sabem o que fazer e vão responder o Tesouro. Depois, caberá ao governo americano decidir se as medidas tomadas são suficientes ou não.”
—————————————————————————

Assine VEJA: https://abr.ai/2VZw8dN

Confira as últimas notícias sobre o Brasil e o mundo: https://veja.abril.com.br/

SIGA VEJA NAS REDES SOCIAIS:
Instagram: http://www.instagram.com/vejanoinsta/
Facebook: http://www.facebook.com/Veja/
Twitter: http://twitter.com/VEJA
Telegram: http://t.me/vejaoficial
Linkedin: http://www.linkedin.com/company/veja-com/

source

Relacionados

Trump autoriza operações militares secretas contra cartéis internacionais de drogas

admin

KARATE KID: LENDAS | Trailer Oficial

admin

Ucrânia acusa Rússia de envolvimento no assassinato do ex-presidente do Parlamento

admin

Deixe um Comentário

Dúvidas? Converse Conosco