O ministro Alexandre de Moraes afirmou nesta terça-feira (9/9) que Jair Bolsonaro, em discursos de 7 de setembro de 2021, instigou ataques ao STF e ameaçou ministros, em atos que configuram tentativa de golpe. O julgamento no Supremo Tribunal Federal analisa a autoria e a gravidade dos crimes.
Moraes destacou que Bolsonaro, em discursos na Esplanada e na Avenida Paulista, ameaçou descumprir ordens judiciais e incentivou milhares de pessoas presencialmente e milhões pelas redes sociais a atacar o Poder Judiciário. Segundo o ministro, atos como “tem tempo ainda de se redimir” e “qualquer decisão de Moraes não será cumprida” configuram graves ameaças à independência do STF.
O relator também apontou que, em reunião ministerial de 5 de julho de 2022, Bolsonaro e aliados, incluindo Walter Braga Netto e Mauro Cid, buscaram articular ações para restringir o Judiciário e espalhar desinformação sobre urnas eletrônicas. Moraes classificou o encontro como golpista e ressaltou que o julgamento pode impactar diretamente o futuro político de Bolsonaro.
Créditos: STF
Acesse o site:
uai.com.br
em.com.br
SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE!
Siga o Portal UAI nas redes sociais:
instagram.com/estadodeminas
twitter.com/portalUai
twitter.com/em_com
#Bolsonaro #Moraes #STF
source