Na Assembleia Geral da ONU, os discursos oficiais costumam chamar a atenção da imprensa, mas, segundo o professor e consultor de Relações Internacionais Carlos Gustavo Poggio, o que realmente importa são os encontros de bastidores entre líderes globais.
No Mercado, Poggio destacou que, muitas vezes, “os 30 segundos de um encontro entre líderes têm mais peso do que longos discursos no plenário”. Ele lembrou que o breve contato entre Lula e Trump pode ser mais relevante do que as falas diante das câmeras e apontou outros encontros estratégicos, como a reunião de Donald Trump com líderes europeus, em meio ao desgaste das relações entre Estados Unidos e Europa.
Outro destaque mencionado por Poggio foi o encontro do presidente interino da Síria — que assumiu após a queda de Bashar al-Assad — com o general David Petraeus, que no passado havia participado diretamente da sua captura no Iraque. A mudança no comando sírio abre um cenário de disputa pela influência no país, historicamente aliado da Rússia.
👉 “Esses encontros são muito mais relevantes do que qualquer discurso que a gente pode ver na ONU”, resume Poggio.
📌 Confira a análise completa no programa Mercado, da revista VEJA.
—————————————————————————
Assine VEJA: https://abr.ai/2VZw8dN
Confira as últimas notícias sobre o Brasil e o mundo: https://veja.abril.com.br/
SIGA VEJA NAS REDES SOCIAIS:
Instagram: https://www.instagram.com/vejamais/
Facebook: http://www.facebook.com/Veja/
Twitter: http://twitter.com/VEJA
Telegram: http://t.me/vejaoficial
Linkedin: http://www.linkedin.com/company/veja-com/
source

