Um ataque terrorista deixou pelo menos dois mortos e quatro feridos graves em Manchester, no norte da Inglaterra, nesta quinta-feira (2), durante o Yom Kippur, a data mais sagrada do calendário judaico.
Segundo a polícia, um homem de 35 anos, cidadão britânico de origem síria, identificado como Jihad Al-Shamie, avançou com um carro contra fiéis reunidos diante de uma sinagoga e, em seguida, passou a esfaqueá-los.
O agressor foi morto a tiros pelas autoridades. Inicialmente, houve suspeita de que usasse um colete com explosivos, o que atrasou a confirmação de sua morte — mas a polícia depois informou que não havia bomba.
O primeiro-ministro britânico Keir Starmer classificou o ataque como “vil” e prometeu aumentar a segurança da comunidade judaica. Já o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, expressou solidariedade às vítimas e alertou que “só força e unidade podem derrotar o terrorismo”.
De acordo com entidades judaicas, os episódios de antissemitismo no Reino Unido estão em níveis recordes desde os ataques de 7 de outubro de 2023, realizados pelo Hamas contra Israel.
#manchester #ataque #terrorismo #reinoUnido #sinagoga #yomkippur #judeus #antisemitismo #noticias #mundo
—————————————————————————
Assine VEJA: https://abr.ai/2VZw8dN
Confira as últimas notícias sobre o Brasil e o mundo: https://veja.abril.com.br/
SIGA VEJA NAS REDES SOCIAIS:
Instagram: https://www.instagram.com/vejamais/
Facebook: http://www.facebook.com/Veja/
Twitter: http://twitter.com/VEJA
Telegram: http://t.me/vejaoficial
Linkedin: http://www.linkedin.com/company/veja-com/
source

