O presidente Lula esteve nesta terça-feira (18) no Tocantins para inaugurar uma ponte sobre o Rio Araguaia. Durante o discurso, Lula respondeu às críticas do chanceler da Alemanha sobre a realização da COP30, em Belém. A ponte, de 1,7 km, liga Xambioá (TO) a São Geraldo do Araguaia (PA). A obra recebeu investimento de R$ 230 milhões e foi inaugurada com a presença de governadores e prefeitos. Lula afirmou: “O estado não cumpria com a sua função. Agora, o estado brasileiro está garantindo ao direito do povo ir e vir.”
A nova ligação torna mais rápido e barato o deslocamento e o escoamento da produção agropecuária e mineral pela BR-153. Antes, a travessia por balsa custava R$ 330 por carreta. A rodovia cruza o território indígena Sororó, onde manifestantes fecharam a pista em protesto contra a inauguração.
Durante a cerimônia, Lula rebateu a declaração do chanceler alemão Friedrich Merz, que disse ter ficado aliviado ao voltar a Berlim após visitar Belém. O presidente respondeu: “Ele, na verdade, deveria ter provado a culinária do Pará. Berlim não oferece para ele 10% da qualidade que oferece o estado do Pará, a cidade de Belém.”
➡️ Acompanhe mais notícias em nosso site oficial: https://noticias.r7.com/jr-na-tv
Nosso Whatsapp: https://jornaldarecord.r7.com/whatsapp
Inscreva-se no canal Jornal da Record: http://r7.com/mYfx
Assista às íntegras no RecordPlus: https://descubra.recordplus.com/
Instagram: https://www.instagram.com/jornaldarecord
Twitter: https://twitter.com/jornaldarecord
Threads: https://www.threads.net/@jornaldarecord
TikTok: https://www.tiktok.com/@jornaldarecord
Facebook: https://www.facebook.com/JornalDaRecord/
#JornaldaRecord #Jornalismo #RECORD
source

