Em entrevista ao programa VEJA Mercado, o estrategista-chefe da GCB Investimentos, Lucas Constantino, analisou o impacto da percepção negativa da população sobre a economia brasileira e suas consequências práticas. Segundo pesquisa do Datafolha, 45% dos brasileiros acreditam que a situação econômica vai piorar nos próximos meses — e esse pessimismo afeta diretamente o consumo, a poupança e o ritmo da economia.
“A desaceleração já está clara nos setores produtivos”, afirma Lucas. Para ele, a combinação de política fiscal expansionista e política monetária contracionista gera uma dualidade perigosa no cenário atual. “O Banco Central está em modo cautela”, explica, ao comentar a manutenção da Selic em níveis elevados devido à pressão inflacionária e expectativas desancoradas.
Lucas também abordou a forte volatilidade da Bolsa de Valores em julho, após um primeiro semestre positivo, e comentou os impactos dos ruídos políticos e fiscais — como o escândalo do INSS, a crise do IOF e o avanço das eleições de 2026.
“A tendência é de mais estímulos do governo e mais aversão ao risco por parte dos investidores”, avaliou.
Assista à análise completa e entenda os riscos e perspectivas para o PIB de 2025, o comportamento do investidor e os próximos movimentos da economia brasileira.
—————————————————————————
Assine VEJA: https://abr.ai/2VZw8dN
Confira as últimas notícias sobre o Brasil e o mundo: https://veja.abril.com.br/
SIGA VEJA NAS REDES SOCIAIS:
Instagram: http://www.instagram.com/vejanoinsta/
Facebook: http://www.facebook.com/Veja/
Twitter: http://twitter.com/VEJA
Telegram: http://t.me/vejaoficial
Linkedin: http://www.linkedin.com/company/veja-com/
source