No Ponto de Vista, apresentado por Marcela Rahal, o ex-embaixador Rubens Barbosa analisa as conversas entre Lula e Donald Trump envolvendo sanções contra autoridades, tarifas ainda impostas pelos Estados Unidos e o papel do Brasil na crise da Venezuela. Tudo pertence à revista VEJA.
Segundo bastidores, Lula teria pedido a Trump a retirada de sanções e o fim da taxação que atinge 22% dos produtos exportados pelo Brasil. Mas Barbosa esclarece que, após a conversa, “Trump só se referiu à questão comercial; não falou nem das sanções nem da Venezuela”.
Ao avaliar a possibilidade de o Brasil ganhar benefícios caso ajudasse a mediar o conflito venezuelano, o embaixador é categórico:
“Se houve proposta de mediação, ela não vai progredir. Os americanos não vão aceitar.”
Ele reforça que a crise na Venezuela — marcada por denúncias de ataques a barcos e mortes — é vista pelos EUA como um problema interno de segurança e narcotráfico, sobre o qual o Brasil não tem capacidade de interferir.
Barbosa completa: “O governo brasileiro não fez qualquer gesto sobre a Venezuela”, destacando que, mesmo se feito, não houve reação dos americanos.
📌 Inscreva-se no canal de VEJA, curta o vídeo e comente: o Brasil deve tentar mediar a crise venezuelana? Isso poderia trazer ganhos diplomáticos?
#venezuela, #lula, #trump, #brasileua, #rubensbarbosa, #pontodevista, #marcelarahal, #veja, #revistaveja, #noticiasdehoje, #diplomacia, #geopolitica, #sancoes, #narcotrafico, #politicaexterna, #eua, #brasil
—————————————————————————
Assine VEJA: https://abr.ai/2VZw8dN
Confira as últimas notícias sobre o Brasil e o mundo: https://veja.abril.com.br/
SIGA VEJA NAS REDES SOCIAIS:
Instagram: https://www.instagram.com/vejamais/
Facebook: http://www.facebook.com/Veja/
Twitter: http://twitter.com/VEJA
Telegram: http://t.me/vejaoficial
Linkedin: http://www.linkedin.com/company/veja-com/
TikTok: https://www.tiktok.com/@revista_veja
source

