A crise na Venezuela está redesenhando o tabuleiro da geopolítica global e abrindo espaço para um mundo mais instável e menos regido pelo direito internacional. A avaliação é de Leonardo Paz, professor de Relações Internacionais do Ibmec, em entrevista ao programa Ponto de Vista, da revista VEJA.
Segundo o professor, a ação coordenada pelos Estados Unidos contra a Venezuela envia uma sinalização perigosa ao sistema internacional. “Atos de força estão sendo normalizados”, afirma. Para ele, o episódio enfraquece o discurso ocidental contra a Rússia e pode ser usado como argumento por potências como a China em disputas sensíveis, como Taiwan — ainda que os contextos sejam distintos.
Leonardo Paz alerta que o mundo caminha para um cenário de terra sem lei, em que países fora do radar das grandes potências podem sofrer agressões sem grandes consequências diplomáticas. O professor também analisa o aumento do tom de Donald Trump contra líderes da América Latina, como Gustavo Petro.
Para Paz, não se trata de bravata. “Hoje, é muito difícil separar o que é ameaça do que é ação no discurso do Trump”, avalia. Segundo ele, a reação tímida da comunidade internacional fortalece a percepção de que novas investidas podem ocorrer.
▶️ Assista à análise completa no Ponto de Vista, da VEJA.
👍 Curta, 💬 comente e 📲 inscreva-se no canal para acompanhar os principais debates sobre política internacional.
#geopolítica, #políticainternacional, #venezuela, #trump, #relaçõesinternacionais, #pontodevista, #revistaveja, #notíciasdehoje
—————————————————————————
Assine VEJA: https://abr.ai/2VZw8dN
Confira as últimas notícias sobre o Brasil e o mundo: https://veja.abril.com.br/
SIGA VEJA NAS REDES SOCIAIS:
Instagram: https://www.instagram.com/vejamais/
Facebook: http://www.facebook.com/Veja/
Twitter: http://twitter.com/VEJA
Telegram: http://t.me/vejaoficial
Linkedin: http://www.linkedin.com/company/veja-com/
TikTok: https://www.tiktok.com/@revista_veja
source

