MídiaTec
BrasilBrasília - DFCidadesDestaques

ALCKMIN ATRIBUI A LULA PAPEL DECISIVO NA DEFESA DA DEMOCRACIA



Em meio ao ato em memória do 8 de janeiro, realizado três anos após os ataques às sedes dos Três Poderes, o vice-presidente Geraldo Alckmin fez um discurso enfático em defesa da democracia, das instituições e da soberania nacional.

Seu discurso ocorreu antes de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinar o veto integral do projeto de lei que previa redução de penas a condenados por participação nos atos golpistas do 8 de janeiro. Esse veto ocorreu após o texto ter sido aprovado por Câmara e pelo Senado.

Diante de autoridades dos três Poderes, governadores, parlamentares e ministros, Alckmin atribuiu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva um papel central na preservação do regime democrático no país.

Segundo o vice-presidente, a liderança de Lula foi determinante para conter a tentativa de ruptura institucional após as eleições. “Se perdendo a eleição já tentaram um golpe, é possível imaginar o que não teriam feito se tivessem vencido”, afirmou, sob aplausos do público, no Planalto. Estiveram ausentes, porém, os presidentes do Senado, Davii Alcolumbre (União-AP), e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Para Alckmin, o episódio de 8 de janeiro de 2023 representou um teste extremo à democracia brasileira, superado graças à reação conjunta e imediata das instituições.
Ao relembrar o ex-governador Mário Covas, Alckmin destacou que as diferenças ideológicas são próprias da política, mas que há um limite inegociável. “Homens e mulheres públicas podem estar mais à direita ou mais à esquerda. O que realmente diferencia é quem tem apreço pela democracia e quem não tem”, afirmou, reforçando que o respeito às regras do jogo democrático deve estar acima de qualquer divergência partidária.

O vice-presidente também citou o jurista Sobral Pinto para sublinhar a gravidade dos regimes autoritários. “A ditadura é a negação do direito, a consagração da violência e do crime. Por isso, merece combate implacável”, disse. Para ele, o ato simbólico realizado três anos após os ataques demonstra a força e a resiliência das instituições brasileiras. “As pessoas passam, as instituições ficam. E boas instituições fazem a diferença para que o país avance”, ressaltou.

=================================================
INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE: www.youtube.com/@correio.braziliense

Siga o Correio Braziliense nas redes sociais:
Instagram – https://www.instagram.com/correio.braziliense/
Twitter – https://twitter.com/correio
Facebook – https://www.facebook.com/correiobraziliense/
WhatsApp – https://www.whatsapp.com/channel/0029VaB1U9a002T64ex1Sy2w
Threads – https://www.threads.net/@correio.braziliense
TikTok – https://www.tiktok.com/@correio.braziliense
Bluesky – https://bsky.app/profile/correiocb.bsky.social

=================================================

#CorreioBraziliense #Notícias

source

Relacionados

EUA e China firmam novos entendimentos em tarifas e terras raras

admin

Rodando SP com BYD!

admin

JL – Bolsonaro sai da prisão para ser operado no feriado de Natal

admin

Deixe um Comentário

Dúvidas? Converse Conosco