Ao Os Três Poderes Senador Renan Calheiros (MDB-AL) fala sobre o motim que desafiou a autoridade do Congresso Nacional e os colunistas Robson Bonin, José Benedito e Marcela Rahal analisam a situação de Bolsonaro após a prisão do ex-presidente
O Congresso Nacional enfrenta um momento delicado após uma semana de tensão nos plenários da Câmara e do Senado. Deputados e senadores promoveram um motim para pressionar pela aprovação da anistia aos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, deixando o comando de Hugo Motta e Davi Alcolumbre visivelmente fragilizado.
Enquanto tentam retomar a normalidade, a crise política se espalha também para o Supremo Tribunal Federal. A decisão do ministro Alexandre de Moraes de decretar a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro dividiu os ministros da Corte e deu novo fôlego político ao ex-presidente, que agora volta a ser figura central nas articulações da direita.
No cenário internacional, o tarifaço imposto pelos Estados Unidos já está em vigor, atingindo produtos como café e carne, enquanto o governo brasileiro ainda tenta negociar isenções. Lula busca apoio entre os líderes do Brics, incluindo o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, para reagir à guerra comercial iniciada por Donald Trump.
“O comando do Congresso saiu enfraquecido do motim”, resume um parlamentar. “A prisão domiciliar reacendeu a militância bolsonarista”, diz um ministro do STF. Acompanhe todos os bastidores e desdobramentos dessa crise política e econômica que envolve o Brasil, os EUA e o bloco do Brics.
—————————————————————————
Assine VEJA: https://abr.ai/2VZw8dN
Confira as últimas notícias sobre o Brasil e o mundo: https://veja.abril.com.br/
SIGA VEJA NAS REDES SOCIAIS:
Instagram: http://www.instagram.com/vejanoinsta/
Facebook: http://www.facebook.com/Veja/
Twitter: http://twitter.com/VEJA
Telegram: http://t.me/vejaoficial
Linkedin: http://www.linkedin.com/company/veja-com/
source