Esta sexta-feira (28) é um dos dias mais movimentados do comércio no país. Muitas pessoas aproveitam a Black Friday para antecipar as compras de fim de ano. O problema são as fraudes, que também crescem nessa época. De olho nos golpes, o Inmetro inaugurou, em São Paulo, um núcleo para identificar irregularidades em plataformas de vendas.
A primeira delegacia cibernética do Inmetro vai rastrear produtos sem certificação, com informações adulteradas ou selos falsificados. O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou que o combate às fraudes “protege o consumidor, a sua segurança, a qualidade e, ao mesmo tempo, a indústria brasileira”. O sistema usa inteligência artificial para comparar anúncios com o banco de produtos certificados; se houver irregularidade, a plataforma é notificada e pode ser multada em valor que pode chegar a R$ 1,2 milhão em caso de reincidência.
Segundo o Inmetro, só no ano passado o e-commerce movimentou R$ 225 bilhões, e a oferta de produtos irregulares cresce neste período. “O que nós queremos é que a própria plataforma não aceite mais postar o produto irregular”, disse o presidente do órgão, Márcio Brito. A delegacia também vai monitorar o novo selo “Antifraude”, obrigatório a partir de 31 de dezembro para capacetes, cilindros de gás natural e extintores, verificável por QR code.
➡️ Acompanhe mais notícias em nosso site oficial: https://noticias.r7.com/jr-na-tv
Nosso Whatsapp: https://jornaldarecord.r7.com/whatsapp
Inscreva-se no canal Jornal da Record: http://r7.com/mYfx
Assista às íntegras no RecordPlus: https://descubra.recordplus.com/
Instagram: https://www.instagram.com/jornaldarecord
Twitter: https://twitter.com/jornaldarecord
Threads: https://www.threads.net/@jornaldarecord
TikTok: https://www.tiktok.com/@jornaldarecord
Facebook: https://www.facebook.com/JornalDaRecord/
#JornaldaRecord #Jornalismo #RECORD
source

