Nenhum país do mundo cassa tantos políticos quanto o Brasil. A afirmação é do advogado e especialista em Direito Eleitoral Wederson Advincula Siqueira, secretário-geral adjunto da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político, em entrevista ao Café com Política. Segundo ele, o processo eleitoral brasileiro é o mais judicializado do planeta, com regras extremamente complexas, alto número de inelegibilidades e decisões que, muitas vezes, resultam na perda de mandatos até de políticos que não participaram diretamente de irregularidades.
Ao longo da entrevista, Advincula destacou que, apesar de ser elogiado internacionalmente pela eficiência e pela capacidade de combate às fake news, o sistema eleitoral brasileiro sofre críticas pelo elevado grau de intervencionismo do Judiciário. Ele comparou o Brasil a países como Chile e Estônia, apontando que aqui há um foco excessivo em punições, enquanto outras democracias priorizam educação política e responsabilidade do eleitor. Para o especialista, o país vive um processo contínuo de amadurecimento institucional, pressionado por avanços tecnológicos, novas formas de campanha e mudanças no comportamento do eleitor.
Outro ponto central da conversa foi o peso do dinheiro público nas eleições e a crescente judicialização em torno do financiamento de campanhas e das emendas parlamentares. Wederson Advincula avaliou que o modelo atual limita a capacidade de planejamento do Executivo e contribui para conflitos entre os Poderes. Ele também alertou para os desafios que a inteligência artificial e as chamadas “milícias digitais” representam para as eleições de 2026, defendendo que o caminho mais eficaz para proteger a democracia passa menos por tutela excessiva e mais por informação e conscientização do eleitor.
O Café com Política com o especialista Wederson Adivincula vai ao ar nesta quinta-feira, 8 de janeiro, às 9h, no canal de O TEMPO no YouTube.
00:00 DEIXA SEU LIKE!
02:00 SE INSCREVA NO CANAL
INSCREVA-SE no nosso canal exclusivo de esportes: https://www.youtube.com/@otemposports
INSCREVA-SE no canal: https://bit.ly/inscricaootempo
Acompanhe as principais notícias de Belo Horizonte, Minas Gerais e do Brasil em https://bit.ly/siteotempo
Curta a nossa página no Facebook: https://bit.ly/faceotempo
Siga nosso Instagram: https://bit.ly/instaotempo
Siga nosso perfil no Twitter: https://bit.ly/twitterotempo
source

