O Brics está mais frágil diante da guerra comercial imposta pelos Estados Unidos? Em entrevista ao programa Mercado, da revista VEJA, o ex-diretor do BID, Márcio Sette Fortes, analisa os impactos das tarifas de Donald Trump sobre o grupo. “O Brics não é um bloco econômico como o Mercosul, mas sofre pressões externas que forçam seus membros a buscar alternativas”, destacou.
O analista explica os riscos de o dólar perder espaço nas transações internacionais e comenta as propostas de uso de moedas locais, uma moeda única e até sistemas de pagamento em blockchain. Para ele, “o maior temor de Washington é que o Brics encontre formas de escapar do Swift e do dólar”.
Além disso, Márcio aponta como as sanções dos EUA contra a Rússia afetam o Brasil, Índia e China, e lembra que a expansão do Brics para 11 países amplia as assimetrias internas e conflitos políticos.
👉 Inscreva-se no canal, curta e comente para acompanhar mais análises exclusivas sobre economia, política internacional e os bastidores do mercado global.
#brics, #eua, #trump, #guerracomercial, #economiaglobal, #dólar, #tarifas, #china, #rússia, #índia, #brasil, #mercado
—————————————————————————
Assine VEJA: https://abr.ai/2VZw8dN
Confira as últimas notícias sobre o Brasil e o mundo: https://veja.abril.com.br/
SIGA VEJA NAS REDES SOCIAIS:
Instagram: https://www.instagram.com/vejamais/
Facebook: http://www.facebook.com/Veja/
Twitter: http://twitter.com/VEJA
Telegram: http://t.me/vejaoficial
Linkedin: http://www.linkedin.com/company/veja-com/
source

