A legislatura 2017/ 2020 marca sua trajetória e cumpre como o compromisso de julgar todas as contas de ex gestores que estiveram a frente do município nos últimos anos.
A Câmara Municipal de Cristalândia do Piauí-PI marca julgamento de contas de três ex gestores para a próxima sexta feira dia 28 de agosto de 2020 às 8:00 horas da manhã no plenario Fifadelfo Getro Nogueira. Essa legislatura além dos trabalhos de fiscalização e apresentação de projetos, requerimentos e indicações, vem se destacando pelo empenho no julgamento de contas de ex gestores, ao todo 07 (sete) serão julgados.
Em 2019 foram julgadoas e reprovadas contas de dois ex gestores, Moisés da Cunha Lemos e Neemias da Cunha Lemos, pai e irmão respectivamente do atual pré candidato a prefeito Moisés da Cunha Lemos Filho. Segundo informações obtidas junto a câmara municipal ambos tiveram suas contas de gestão e governo reprovadas, o que, mais uma vez segundo a câmara os torna inelegíveis por 08 (oito) anos por estarem enquadrados na lei da ficha limpa.