MídiaTec
BrasilDestaquesMundo

Câmara pode votar nesta quarta (17) requerimento que acelera tramitação do projeto de anistia



A Câmara pode votar nesta quarta-feira (17) o requerimento que acelera a tramitação do projeto de anistia, além de discutir uma proposta de emenda à Constituição que amplia as prerrogativas parlamentares. A proposta limita as ações do Supremo Tribunal Federal contra deputados e senadores. A PEC das Prerrogativas foi acertada pelos líderes partidários na manhã desta terça-feira (16). O relator do texto diz que a proposta tem consenso entre os parlamentares.

“As prerrogativas não são uma licença para abusos, mas um escudo para o exercício pleno da atividade de cada parlamentar, para que ninguém exerça sua função com medo de qualquer tipo de perseguição política”, disse o deputado Cláudio Cajado, relator da PEC.

De acordo com o texto, a abertura de processos e ordens de afastamento do mandato dependerão de autorização da Câmara ou do Senado, em votação secreta, no prazo de 90 dias. Se o pedido for negado, o processo fica suspenso durante o mandato do parlamentar. E durante o mandato, deputados e senadores não poderão ser responsabilizados por atos, palavras ou ações.

A prisão de parlamentares, exceto em flagrante de crime inafiançável, também vai depender de aprovação da Casa, que o manterá sob custódia até a decisão. Além disso, medidas cautelares como prisão domiciliar ou tornozeleira eletrônica só terão efeito se confirmadas pela Câmara ou pelo Senado.

“O relatório do deputado Cláudio Cajado, a quem cumprimento, ele nada mais é do que o retorno ao texto constitucional de 1988. É um texto sem novidades, é um texto sem invencionismo, é um texto que garante, na minha avaliação, o fortalecimento do mandato parlamentar, de cada um que está nesta casa”, disse o deputado Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados.

Os líderes partidários também definiram que nesta quarta-feira (16) vai ser votado o requerimento de urgência ao projeto de anistia aos condenados pelos atos do dia 8 de janeiro. “Acreditamos que temos os votos. Estimamos hoje em torno de 300 votos, até porque 290 deputados assinaram a urgência e outros tantos depois disseram que se sensibilizaram e estão entendendo mais sobre o tema”, comentou o deputado Zucco, líder do PL na Câmara.

Nos bastidores, existe um forte movimento do Centrão para derrotar a urgência e, depois, construir um acordo para aprovar projeto de redução das penas dos condenados. A oposição está ciente dessa negociação política e pretende garantir o máximo de benefícios para Jair Bolsonaro. A oposição também tenta evitar a perda do mandato de Eduardo Bolsonaro, que está nos Estados Unidos. Ele foi nomeado hoje como líder da minoria. Já os governistas atuam para barrar qualquer iniciativa que atenue a condenação do ex-presidente.

➡️ Acompanhe mais notícias em nosso site oficial: https://noticias.r7.com/jr-na-tv

Nosso Whatsapp: https://jornaldarecord.r7.com/whatsapp
Inscreva-se no canal Jornal da Record: http://r7.com/mYfx
Assista às íntegras no RecordPlus: https://descubra.recordplus.com/
Instagram: https://www.instagram.com/jornaldarecord
Twitter: https://twitter.com/jornaldarecord
Threads: https://www.threads.net/@jornaldarecord
TikTok: https://www.tiktok.com/@jornaldarecord
Facebook: https://www.facebook.com/JornalDaRecord/

#JornaldaRecord #Jornalismo #RECORD

source

Relacionados

BELMONTE SOBRE SE CANDIDATAR A PRESIDÊNCIA DO SÃO PAULO: “NÃO DESCARTO!” | Corte Debate Placar

admin

Tragédia da Voepass: vídeo mostra como foi acidente de avião em Vinhedo

admin

A HISTÓRIA EMOCIONANTE DE DONA POTI APÓS O CÂNCER DE MAMA | MAIS QUE UM LOOK | LeoDiasTV

admin

Deixe um Comentário

Dúvidas? Converse Conosco