MídiaTec

Carlos Pereira: “Trump percebeu que Bolsonaro é carta fora do baralho”



O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o cientista político Carlos Pereira, da FGV, analisam a nova fase da relação entre Brasil e Estados Unidos após o telefonema entre Lula e Donald Trump, que durou 30 minutos e marcou uma mudança de tom na diplomacia dos dois países.

“Não vamos mudar de estratégia, porque ela está dando certo”, afirmou Haddad, destacando a força da diplomacia brasileira e os impactos econômicos negativos do tarifaço imposto por Washington.

Carlos Pereira, por sua vez, avalia que o telefonema encerra a estratégia do bolsonarismo de usar tensão diplomática como ativo político e que até os republicanos americanos entenderam que Bolsonaro se tornou uma carta fora do baralho.

“A chantagem e a vitimização não substituem diplomacia e racionalidade econômica”, disse o professor da FGV.

O episódio sinaliza o isolamento internacional do bolsonarismo, o pragmatismo de Trump e um reposicionamento do governo Lula no cenário global a menos de um ano das eleições presidenciais de 2026.

📺 Assista à análise completa de Fernando Haddad e Carlos Pereira sobre a nova fase da diplomacia brasileira e seus efeitos na política interna.
👍 Curta, 💬 comente e 🔔 inscreva-se no canal da VEJA para mais entrevistas do programa Marcado.

#fernandohaddad #carlospereira #fgv #lulatrump #bolsonaro #bolsonarismo #governolula #politicabrasileira #revistaveja #programamercado #diplomacia #brasileua #tarifaço
—————————————————————————

Assine VEJA: https://abr.ai/2VZw8dN

Confira as últimas notícias sobre o Brasil e o mundo: https://veja.abril.com.br/

SIGA VEJA NAS REDES SOCIAIS:
Instagram: https://www.instagram.com/vejamais/
Facebook: http://www.facebook.com/Veja/
Twitter: http://twitter.com/VEJA
Telegram: http://t.me/vejaoficial
Linkedin: http://www.linkedin.com/company/veja-com/

source

Deixe um Comentário

Dúvidas? Converse Conosco