O presidente do Cecafé, Márcio Ferreira, fala sobre os pleitos do setor cafeeiro diante do impacto das tarifas impostas pelos Estados Unidos à exportação de café brasileiro. Ele explica os pedidos feitos ao governo federal e a expectativa de medidas emergenciais para mitigar as perdas.
“Nós colocamos para o vice-presidente e os ministros a importância de se criar uma compensação para os 16% de tarifa sobre o café processado”, afirma. Uma das alternativas seria a retomada do programa de reintegração tributária, com uma devolução de cerca de 3% sobre as exportações.
Apesar de um modelo já em estudo para pequenas empresas, Ferreira destaca que o impacto real recai sobre os médios e grandes exportadores: “O prejuízo é estrutural. O setor vende café a juros negativos em dólar enquanto paga juros altíssimos no Brasil.”
Segundo ele, os governos estaduais — especialmente Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo — se mostraram dispostos a apoiar o setor. “O impacto será efetivamente pesado”, resume.
Acompanhe a entrevista completa para entender o que está em jogo para um dos produtos mais exportados do Brasil e como o setor tenta reagir à nova realidade do mercado internacional.
—————————————————————————
Assine VEJA: https://abr.ai/2VZw8dN
Confira as últimas notícias sobre o Brasil e o mundo: https://veja.abril.com.br/
SIGA VEJA NAS REDES SOCIAIS:
Instagram: http://www.instagram.com/vejanoinsta/
Facebook: http://www.facebook.com/Veja/
Twitter: http://twitter.com/VEJA
Telegram: http://t.me/vejaoficial
Linkedin: http://www.linkedin.com/company/veja-com/
source

