A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Rio Melchior, presidida pela deputada Paula Belmonte, aprovou a convocação de representantes de empresas e órgãos públicos cujas atividades ameaçam o ecossistema da região. Entre os convocados estão Fernando Ricci Pinto, gerente-geral da Termo Norte, responsável por termoelétrica questionada pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente); André Luiz Oliveira Vaz, diretor de Obras da Novacap; e Murilo de Melo Santos, superintendente de Obras do DER-DF (Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal).
A comissão também requisitou análise do solo e subsolo do abatedouro que despeja resíduos no rio e será fiscalizado pela Vigilância Sanitária. Servidoras do Ibram (Instituto Brasília Ambiental) alertaram para o hiperuso da bacia do Melchior e a presença de empreendimentos não autorizados, comprometendo a recuperação do rio.
No abatedouro, foram constatadas máquinas sucateadas, vazamentos e problemas na drenagem do solo. Para Paula Belmonte, a situação configura crime de poluição e evidencia uma “dinâmica contínua de agressão ambiental” na região.
#RECORD #RecordBrasília
source