No documentário “22 Semanas”, a Folha reconstitui as barreiras enfrentadas por uma menina de 10 anos, grávida após estupro, para acessar o aborto legal. O caso, de 2020, completou cinco anos neste mês —e é um marco na discussão política, social e médica sobre a interrupção da gravidez no Brasil.
A produção recupera os bastidores da transferência da criança de São Mateus, no norte do Espírito Santo, para Recife, onde teve acesso ao procedimento, e investiga como a mobilização em torno do episódio influenciou a política nacional. Entre as consequências, está o PL 1904, apresentado na Câmara dos Deputados, que equiparava o aborto acima de 22 semanas ao crime de homicídio.
O documentário faz parte da série especial de reportagens da Folha sobre os cinco anos do caso. Também nesta quarta, o podcast Caso das 10 Mil volta com dois novos episódios que reconstituem a história da criança capixaba e detalham como a disputa em torno deste caso reverberou na arena política e jurídica. O documentário 22 Semanas pode ser visto no site da Folha e no Youtube.
Assine a TV Folha
https://goo.gl/EBg4ag
Leia mais na Folha
http://www.folha.com.br
Instagram
https://www.instagram.com/folhadespaulo/
source