O economista Rodrigo Simões, professor da Faculdade do Comércio de São Paulo (FAC-SP), analisa o cenário político-econômico de 2025 e a relação do governo Lula com o Congresso Nacional.
Na entrevista ao programa Mercado, apresentado por Veruska Donato, Simões avalia os bastidores da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e a estratégia política do presidente Lula rumo às eleições de 2026. Para o economista, o governo já se movimenta com foco na reeleição e deve usar o discurso de equilíbrio fiscal, reforma administrativa e isenção do imposto de renda como vitrine política.
“Eu acredito que Lula vai se candidatar à reeleição, sim. E ele deve vender os avanços fiscais e administrativos como vitórias de seu governo”, diz Simões.
O professor também comenta a pressão do Congresso, o papel do ministro Fernando Haddad na busca pelo superávit fiscal e a reação do mercado financeiro diante dos sinais de aumento de gastos e incertezas eleitorais.
📺 Assista à análise completa!
💬 Deixe seu comentário: o governo conseguirá equilibrar as contas públicas até 2026?
🔔 Inscreva-se no canal e ative o sininho para acompanhar as próximas entrevistas do programa Mercado!
#lula2026, #economiabrasileira, #governolula, #rodrigosimões, #veruskadonato, #programamercado, #eleições2026, #congressonacional, #cenáriofiscal, #fernandohaddad, #reformaadministrativa, #impostoderenda, #políticaeconômica, #mercadofinanceiro, #notíciasdehoje
—————————————————————————
Assine VEJA: https://abr.ai/2VZw8dN
Confira as últimas notícias sobre o Brasil e o mundo: https://veja.abril.com.br/
SIGA VEJA NAS REDES SOCIAIS:
Instagram: https://www.instagram.com/vejamais/
Facebook: http://www.facebook.com/Veja/
Twitter: http://twitter.com/VEJA
Telegram: http://t.me/vejaoficial
Linkedin: http://www.linkedin.com/company/veja-com/
source

