MídiaTec

Estados Unidos devem manter liderança global, diz Igor Lucena



Estados Unidos seguem como potência dominante, China perde fôlego e Rússia amplia ambições. No programa Mercado, da revista VEJA, a apresentadora Veruska Donato conversa com o economista e doutor em Relações Internacionais Igor Lucena sobre o novo equilíbrio da geopolítica global, em um mundo cada vez mais dividido entre EUA, China e Rússia.

Igor afirma que, ao contrário do senso comum, não há uma corrida direta para “ser o maior país do mundo”. Segundo ele, os Estados Unidos devem manter a liderança global por décadas, mesmo enfraquecidos. “Os EUA são a única nação capaz de usar, ao mesmo tempo, cinco fontes de poder”, explica, citando o poder financeiro (dólar), econômico, diplomático, cultural e militar.

A análise mostra que a China não tem interesse em se tornar a “polícia do mundo”. O foco de Pequim está na Ásia e em seus problemas internos, como o crescimento abaixo do divulgado oficialmente, a redução do bônus demográfico, a crise no setor imobiliário e a crescente interferência do Partido Comunista na alocação de capital. “A China cresce menos do que diz”, afirma Igor, ao apontar que o país está mais distante de ultrapassar os EUA como maior economia global.

Já a Rússia, segundo o especialista, busca expandir território e reconstruir sua zona de influência no Leste Europeu, o que acabou fortalecendo a OTAN, com a entrada de Suécia e Finlândia. Igor observa que, apesar das divergências, os interesses de EUA, China e Rússia muitas vezes convergem, como no caso da Venezuela, que vem sendo gradualmente abandonada por Pequim por não valer o risco de confronto direto com os americanos.

O economista também desmonta a tese, popular nos anos 2000, de que a China substituiria os Estados Unidos como potência global. Para ele, o cenário mudou: “A China perdeu o caminho, enquanto os Estados Unidos estão reencontrando o seu”, afirma, destacando o peso da reindustrialização americana e dos indicadores de produtividade.

➡️ Inscreva-se no canal da VEJA e ative o sininho para acompanhar o Mercado.
👍 Curta o vídeo e fortaleça o jornalismo da revista VEJA.
💬 Comente: os Estados Unidos seguirão dominantes por mais 100 anos?
—————————————————————————

Assine VEJA: https://abr.ai/2VZw8dN

Confira as últimas notícias sobre o Brasil e o mundo: https://veja.abril.com.br/

SIGA VEJA NAS REDES SOCIAIS:
Instagram: https://www.instagram.com/vejamais/
Facebook: http://www.facebook.com/Veja/
Twitter: http://twitter.com/VEJA
Telegram: http://t.me/vejaoficial
Linkedin: http://www.linkedin.com/company/veja-com/
TikTok: https://www.tiktok.com/@revista_veja

source

Deixe um Comentário

Dúvidas? Converse Conosco