MídiaTec

EUA apertam o cerco e Venezuela vira problema do Mercosul



Os Estados Unidos apertam o cerco contra a Venezuela, a cúpula do Mercosul expõe divergências e a democracia entra no centro do debate. No programa Mercado, da revista VEJA, Veruska Donato entrevista Alexandre Pires, que analisa a pressão americana sobre o regime de Nicolás Maduro e os impactos políticos e econômicos para a América do Sul.

A apreensão de petroleiros ligados à Venezuela, a fala dura do presidente argentino Javier Milei e o discurso cauteloso do presidente Lula escancaram um dilema: até onde vai a soberania dos países quando direitos humanos são violados?

“Não existe autodeterminação dos povos para fazer ditaduras”, afirma Alexandre Pires, ao lembrar que a Venezuela é signatária de tratados internacionais que garantem direitos civis e políticos. Segundo ele, a pressão dos Estados Unidos recoloca no centro do debate acordos que estavam sendo ignorados por governos da região.

O professor do Ibmec SP também analisa se esse cenário pode levar a um racha no Mercosul ou se a divergência faz parte do jogo democrático. Para ele, o desafio é encontrar uma “calibragem” entre discursos ideológicos e o respeito às leis internacionais.

📌 Assista à análise completa no Mercado, da revista VEJA.
👍 Curta o vídeo, 💬 comente sua opinião e 🔔 inscreva-se no canal para não perder nossos conteúdos sobre política, economia e cenário internacional.
—————————————————————————

Assine VEJA: https://abr.ai/2VZw8dN

Confira as últimas notícias sobre o Brasil e o mundo: https://veja.abril.com.br/

SIGA VEJA NAS REDES SOCIAIS:
Instagram: https://www.instagram.com/vejamais/
Facebook: http://www.facebook.com/Veja/
Twitter: http://twitter.com/VEJA
Telegram: http://t.me/vejaoficial
Linkedin: http://www.linkedin.com/company/veja-com/
TikTok: https://www.tiktok.com/@revista_veja

source

Deixe um Comentário

Dúvidas? Converse Conosco