MídiaTec
Sem Categoria

França ainda é obstáculo, mas Alemanha pressiona por tratado Mercosul–UE



O editor de VEJA, Diogo Schelp, avaliou no programa Mercado que a histórica oposição da França ao acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia continua sendo um obstáculo, mas agora há mecanismos no texto que podem facilitar a aprovação por Paris.

“A França tem a maior produção agropecuária da Europa Ocidental e sempre resistiu ao acordo por medo da competitividade do agro sul-americano, que é muito produtivo e eficiente”, explicou Schelp.

Segundo ele, o mecanismo de salvaguarda incluído na versão final do tratado — enviado pela Comissão Europeia aos Estados-membros — prevê barreiras automáticas quando produtos do Mercosul chegarem ao mercado europeu a preços muito baixos. A medida busca evitar uma concorrência considerada “desleal” pelos produtores europeus, em especial os franceses, que dependem de subsídios.

Schelp lembrou que, no passado, as críticas francesas também usaram como argumento o desmatamento no Brasil, o que acirrava as resistências políticas. Mas, agora, o novo desenho do acordo busca neutralizar parte dessas objeções.

“Há uma vontade muito grande da Alemanha e de outros países relevantes da União Europeia de fechar o acordo. Ainda mais nesse momento em que os Estados Unidos adotam políticas de extremo protecionismo. Para a União Europeia, abrir novos mercados se tornou estratégico — e o Mercosul, sobretudo o Brasil, é central nesse movimento”, avaliou o editor.
—————————————————————————

Assine VEJA: https://abr.ai/2VZw8dN

Confira as últimas notícias sobre o Brasil e o mundo: https://veja.abril.com.br/

SIGA VEJA NAS REDES SOCIAIS:
Instagram: http://www.instagram.com/vejanoinsta/
Facebook: http://www.facebook.com/Veja/
Twitter: http://twitter.com/VEJA
Telegram: http://t.me/vejaoficial
Linkedin: http://www.linkedin.com/company/veja-com/

source

Relacionados

Julgamento de Bolsonaro AO VIVO: acompanhe os votos do ministros

admin

Veja a íntegra da defesa de Alexandre Ramagem no julgamento da tentativa de golpe

admin

“Não existe absolutamente nenhum ponto que lembre censura”, diz senador Alessandro Vieira

admin

Deixe um Comentário

Dúvidas? Converse Conosco