MídiaTec
Vídeos

Líder Aviação terá aeronaves elétricas, diz Bruna Assumpção | Minas S/A



Bruna Assumpção, diretora superintendente e membro do conselho de administração da Lider Aviação, é a entrevistada de hoje na temporada Minas S/A Governança em todas as plataformas de O TEMPO. Maior empresa de aviação executiva da América Latina, a Lider tem 66 anos, uma frota de mais de 50 aeronaves e mais de 1.400 funcionários. Com sede em Belo Horizonte, conta com 23 bases operacionais nos principais aeroportos do país.

A Lider foi fundada pelo comandante José Afonso Assumpção, avô de Bruna. Tem cinco unidades de negócios: fretamento e gerenciamento de aeronaves, serviços aeroportuários, vendas e aquisições de aeronaves, serviços de manutenção e operações de helicópteros para a indústria de óleo e gás.

Na entrevista à jornalista Helenice Laguardia, a executiva fala sobre as aquisições de aeronaves elétricas desenvolvidas pela Beta Thecnologies. É que a empresa firmou acordo exclusivo com a norte-americana Beta Technologies para representar no Brasil aeronaves elétricas eVTOL e eCTOL.

“Já estudamos esse mercado há 6,5 anos para identificar a viabilidade e identificamos a Beta. Eles já fizeram um voo experimental (nos Estados Unidos). São dois tipos de aeronaves: uma que faz decolagem e pouso de avião, essa aeronave já está na fase de certificação, o que deve acontecer até o final de 2026. A outra opera como um helicóptero, não precisa da pista para correr na sua decolagem”, explica Bruna.

A Lider Aviação já tem três aeronaves elétricas encomendadas e mais 50 cartas de intenção de compra do modelo elétrico. “Também seremos centro de serviços e de manutençao da Beta e representantes para a venda”, conta a executiva. A aviação geral no Brasil é a segunda maior do mundo, segundo Bruna. “O Brasil é um mercado muito importante; São Paulo é a cidade que tem o maior número de helicópteros do mundo, na frente de Nova York e Tóquia. É um mercado interessante para essa mobilidade urbana e já estamos construindo essa estrutura junto à Beta”, comemora.

A aeronave elétrica tem capacidade para 7 pessoas no total. “Se compararmos a um helicóptero com a mesma capacidade, estamos falando de uma redução de 50% nos custos opercionais. Este voo experimental que a Beta fez dos Hamptons a Nova York (EUA) teve um gasto de US$ 8 de energia para esse traslado”, informa.

A média é de 20 a 30 minutos para a aeronave ser carregada. “O eCitol que já fez voo com passageiros já prevê o aumento da autonomia de 15% a cada 18 meses com a evolução das baterias”, calcula. O eCitol tem uma autonomia de aproximadamente 363 km de alcance atualmente. A agência americana que regula os voos nos EUA – a Administração Federal de Aviação (FAA) – deve autorizar os voos das aeronaves elétricas até o fim de 2026.

Geralmente, a Anac, Agência Nacional de Aviação Civil, no Brasil, faz a regulação cerca de 6 meses depois da FAA. “A previsão é que no final de 2026 seja homologado e certificado nos Estados Unidos e logo logo no Brasil”, acredita Bruna.

A Lider Aviação teve um faturamento de R$ 1,2 bilhão no ano passado e a expectativa é de crescimento. “Para este ano, a previsão é de aumento de 20% no faturamento”, calcula a executiva, que vai assumir a presidência da empresa em 2029.

00:00 DEIXA SEU LIKE!
02:00 SE INSCREVA NO CANAL

INSCREVA-SE no nosso canal exclusivo de esportes: https://www.youtube.com/@otemposports

INSCREVA-SE no canal: https://bit.ly/inscricaootempo

Acompanhe as principais notícias de Belo Horizonte, Minas Gerais e do Brasil em https://bit.ly/siteotempo

Curta a nossa página no Facebook: https://bit.ly/faceotempo
Siga nosso Instagram: https://bit.ly/instaotempo
Siga nosso perfil no Twitter: https://bit.ly/twitterotempo

source

Relacionados

PALMEIRAS X CORINTHIANS: ÁUDIO DO VAR DA EXPULSÃO DE ANÍBAL MORENO FALA EM ‘CABEÇADA VIOLENTA’

admin

AO VIVO: MÔNACO X LE HAVRE | RODADA 1 | LIGUE 1 2025/26

admin

GOLS | PALMEIRAS 5 X 2 AMÉRICA-MG | BRASILEIRO SUB-17 2025

admin

Deixe um Comentário

Dúvidas? Converse Conosco