O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou nesta quarta, 13, o pacote antitarifaço. A medida provisória, chamada de Plano Brasil Soberano, prevê uma linha de crédito de 30 bilhões de reais para empresas de ramos afetados pela sobretaxa americana. Um dos requisitos para as companhias acessarem esse crédito é manterem seus quadros de empregados e não fazerem cortes. Na medida provisória estão previstas medidas de isenção tributária e a autorização para que entes públicos comprem produtos dos ramos mais prejudicados pelo tarifaço.
Na articulação política, antes de anunciar o pacote, Lula se reuniu em separado com os presidentes da Câmara e do Senado, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). O gesto é uma especie de bandeira branca para reaproximar Executivo e Legislativo, depois de sucessivas crises, como foram a questão do IOF e do aumento do número de deputados.
Também nesta quarta os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) elegeram quem será o novo presidente da Corte. No final de setembro, o ministro Edson Fachin vai suceder Luís Roberto Barroso e terá como vice Alexandre de Moraes. A votação é protocolar, porque os presidentes são escolhidos por regras internas de antiguidade. Fachin é um dos ministros mais garantistas do Supremo e, na presidência do Tribunal, terá o controle do que entra na pauta do plenário, além de representar oficialmente a Corte.
—————————————————————————
Assine VEJA: https://abr.ai/2VZw8dN
Confira as últimas notícias sobre o Brasil e o mundo: https://veja.abril.com.br/
SIGA VEJA NAS REDES SOCIAIS:
Instagram: http://www.instagram.com/vejanoinsta/
Facebook: http://www.facebook.com/Veja/
Twitter: http://twitter.com/VEJA
Telegram: http://t.me/vejaoficial
Linkedin: http://www.linkedin.com/company/veja-com/
source