Como o Brasil pode se tornar mais competitivo e inovador em meio a um cenário de incertezas econômicas e políticas públicas frágeis? O professor de inovação do Insper, Marcelo Nakagawa, analisa os impactos do chamado “tarifácio” sobre pequenos e médios empresários, especialmente aqueles que exportam seus produtos.
Ao longo da conversa, Nakagawa traça um panorama preocupante sobre o ambiente de negócios e a estagnação da política de inovação no país:
“O Brasil segue sem políticas públicas palpáveis para inovação”, afirma.
“Pequenas empresas têm dificuldade enorme para abrir novos mercados”, analisa.
“Exportar frutas exige giro rápido e agora o produtor está encalhado”, completa.
Além disso, comenta a fala do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que anunciou um pacote de apoio aos pequenos exportadores — uma tentativa de mitigar os efeitos das tarifas impostas por outros países, especialmente os Estados Unidos.
Nakagawa também destaca os entraves estruturais e culturais que dificultam a inovação nas empresas brasileiras, a falta de visão de longo prazo e a comparação com o modelo chinês de gestão tecnológica.
Se você quer entender os desafios reais de inovar e empreender no Brasil hoje, esse papo é essencial.
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