No Ponto de Vista, apresentado por Laísa Dall’Agnol, o colunista de VEJA Matheus Leitão analisa como o calendário eleitoral de 2026 interfere diretamente nas mobilizações políticas atuais, especialmente nas reações ao PL da dosimetria e às discussões sobre anistia. Leitão lembra que, com a proximidade das eleições, parlamentares voltarão suas energias para seus estados e para suas bases — o que pode reduzir o fôlego de movimentos partidários.
Ele destaca que a última grande mobilização associada ao PT — durante o debate da PEC da blindagem — não foi liderada pelo partido, mas sim pela sociedade civil: “foi uma movimentação da sociedade civil, organizada de forma muito forte”, afirma. Segundo o colunista, o PT “já não consegue mais arregimentar tanta gente para as ruas”, enquanto a sociedade civil mostrou capacidade própria de pressionar o Congresso.
Leitão também alerta para um possível desgaste geral: “talvez exista um certo cansaço da população, de esquerda e de direita, nessa coisa de se mobilizar por políticos”. E conclui: “as ruas vão falar… vamos ver se o PT consegue regimentar muita gente neste momento como fez a sociedade civil recentemente”.
➡️ Este conteúdo faz parte da programação da revista VEJA.
Inscreva-se no canal, deixe seu like e comente: você acredita que as ruas ainda influenciam as decisões políticas no Brasil?
#eleicoes2026, #pt, #matheusleitão, #pontodevista, #revistaveja, #veja, #sociedadecivil, #politica, #mobilização, #notíciasdehoje, #brasil, #protestos
—————————————————————————
Assine VEJA: https://abr.ai/2VZw8dN
Confira as últimas notícias sobre o Brasil e o mundo: https://veja.abril.com.br/
SIGA VEJA NAS REDES SOCIAIS:
Instagram: https://www.instagram.com/vejamais/
Facebook: http://www.facebook.com/Veja/
Twitter: http://twitter.com/VEJA
Telegram: http://t.me/vejaoficial
Linkedin: http://www.linkedin.com/company/veja-com/
TikTok: https://www.tiktok.com/@revista_veja
source

