MídiaTec

O que é a Doutrina Monroe e por que Trump a reviveu | Mercado



Doutrina Monroe, Trump e a prisão de Maduro: o que está por trás da ação dos Estados Unidos.
No Mercado, da revista VEJA, a apresentadora Veruska Donato entrevista Vitello Brustolin, pesquisador da Universidade de Harvard, para explicar o que é a Doutrina Monroe, como ela foi reinterpretada por Donald Trump e de que forma esse conceito ajuda a entender a prisão do ex-presidente venezuelano Nicolás Maduro.

Brustolin relembra que a Doutrina Monroe foi apresentada em 1823 com a ideia de “América para os americanos”, proibindo a ingerência de potências estrangeiras no continente. Segundo ele, Trump adaptou esse conceito para uma versão mais impositiva, que o próprio ex-presidente passou a chamar de “Doutrina Donro”.

“A doutrina do Trump é uma doutrina de imposição, de supremacia dos Estados Unidos na região”, afirma Vitello Brustolin.

O pesquisador avalia ainda as críticas sobre a violação do direito internacional na prisão de Maduro e argumenta que, no caso venezuelano, as instituições internacionais falharam ao longo de mais de duas décadas de ditadura.

“É verdade que a ONU e o direito internacional não funcionaram em relação à Venezuela”, diz Brustolin.

Na análise, ele também destaca as fraudes eleitorais, a exclusão de opositores e o fato de que a captura de Maduro não representou uma transição democrática, mas sim uma ação motivada por interesses estratégicos.

“Isso não foi pela democracia. Foi pelo petróleo, pelo tráfico de drogas e pela ditadura opressora do Maduro”, afirma Vitello Brustolin.

📌 Inscreva-se no canal da VEJA
👍 Curta o vídeo
💬 Deixe seu comentário sobre os limites da atuação dos EUA na América Latina

#doutrinamunroe, #trump, #estadosunidos, #venezuela, #maduro, #politicaexterna, #direitointernacional, #petroleo, #ditadura, #eleicoesfraudadas, #americalatina, #revistaveja, #mercado
—————————————————————————

Assine VEJA: https://abr.ai/2VZw8dN

Confira as últimas notícias sobre o Brasil e o mundo: https://veja.abril.com.br/

SIGA VEJA NAS REDES SOCIAIS:
Instagram: https://www.instagram.com/vejamais/
Facebook: http://www.facebook.com/Veja/
Twitter: http://twitter.com/VEJA
Telegram: http://t.me/vejaoficial
Linkedin: http://www.linkedin.com/company/veja-com/
TikTok: https://www.tiktok.com/@revista_veja

source

Deixe um Comentário

Dúvidas? Converse Conosco