No Mercado de hoje, Felipe Cima detalha o que é o chamado Santa Claus Rally, o tradicional “rali de fim de ano” associado à alta dos mercados em dezembro. Ele explica por que a tese se popularizou, por que hoje ela é menos previsível — com fundos quantitativos antecipando movimentos — e quais são as diferenças entre o comportamento dos mercados no Brasil e nos Estados Unidos.
O analista destaca que, embora o rally tenha acontecido em anos como 2020 e 2023, o cenário atual é mais complexo: a relação EUA–China permanece tensa, o Fed enfrenta incertezas após meses sem dados por causa do shutdown, a inflação americana segue resistente e o mercado de tecnologia vive fortes oscilações depois do balanço da Nvidia levantar dúvidas sobre geração de caixa.
No Brasil, a sazonalidade positiva do recesso do Congresso disputa espaço com incertezas sobre o orçamento e com o calendário eleitoral de 2025. Mesmo assim, o desempenho forte das empresas no terceiro trimestre e as perspectivas para o quarto fazem com que parte do mercado veja maior chance de continuidade das altas por aqui do que nos EUA.
—————————————————————————
Assine VEJA: https://abr.ai/2VZw8dN
Confira as últimas notícias sobre o Brasil e o mundo: https://veja.abril.com.br/
SIGA VEJA NAS REDES SOCIAIS:
Instagram: https://www.instagram.com/vejamais/
Facebook: http://www.facebook.com/Veja/
Twitter: http://twitter.com/VEJA
Telegram: http://t.me/vejaoficial
Linkedin: http://www.linkedin.com/company/veja-com/
TikTok: https://www.tiktok.com/@revista_veja
source

