No programa Os Três Poderes, o editor José Benedito analisou a discussão em torno do projeto de anistia e modulação de penas para os envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023. Benedito destacou que a palavra “pacificação” usada no Congresso se refere, na prática, a um consenso político entre poderes e partidos, mas que na realidade pode não existir. Segundo ele, a aprovação de medidas sem consenso prévio pode gerar conflito judicial, tensões entre Executivo e Legislativo, e instabilidade institucional, e não refletir a vida cotidiana da população, que não percebe o país como “conflagrado”.
O editor ressaltou que a urgência para votação do projeto não garante alinhamento no mérito, e que, mesmo aprovado, o presidente Lula poderia vetar partes do projeto, o que exigiria maioria qualificada no Congresso para derrubar. Benedito alerta que, ao invés de pacificação, a medida pode gerar mais tensão entre os poderes, e distrair o Legislativo de outras prioridades importantes, como reforma administrativa, combate ao crime organizado e justiça tributária.
#anistia, #congressonacional, #pl, #centrão, #stf, #paulinhodaforca, #bolsonaro, #reducaodepenas, #modulacaodepenas, #atosde8dejaneiro, #politicabrasileira, #josébenedito, #pacificacao, #veto, #tensaopolitica
—————————————————————————
Assine VEJA: https://abr.ai/2VZw8dN
Confira as últimas notícias sobre o Brasil e o mundo: https://veja.abril.com.br/
SIGA VEJA NAS REDES SOCIAIS:
Instagram: https://www.instagram.com/vejamais/
Facebook: http://www.facebook.com/Veja/
Twitter: http://twitter.com/VEJA
Telegram: http://t.me/vejaoficial
Linkedin: http://www.linkedin.com/company/veja-com/
source