MídiaTec

Polêmica com chanceler alemão movimenta COP30, e governo aposta em agenda de ação



A fala de Lula sobre a Alemanha e a resposta diplomática na COP30 agitaram os bastidores em Belém. Direto da conferência, o editor de VEJA, Diogo Schelp, analisa como o comentário do chanceler alemão Frederick Merz virou combustível político para prefeitura, governo do Pará, governo federal e até para o Rio de Janeiro — todos tentando “tirar uma casquinha política dessa polêmica”, como diz Schelp.

O jornalista também relata como o clima entre delegações reagiu (ou não) ao episódio, por que a presidência da COP minimizou o comentário e a curiosa sugestão do embaixador André Corrêa do Lago: “Deviam viralizar o vídeo do ministro da Polônia dançando na balada em Belém”.

Schelp explica ainda qual é o grande desafio do governo Lula no encerramento da conferência: entregar uma narrativa consistente mesmo sem um grande anúncio oficial. A aposta, segundo ele, é na “agenda da ação”, um trabalho conjunto de sociedade civil, empresas, governos e universidades para impulsionar iniciativas climáticas que não dependem de consenso entre 196 países — um verdadeiro “trabalho de formiguinha”, como definiu em seu artigo publicado em VEJA.

Deixe seu like, comente o que achou da análise e inscreva-se no canal para acompanhar todas as atualizações da COP30!
—————————————————————————

Assine VEJA: https://abr.ai/2VZw8dN

Confira as últimas notícias sobre o Brasil e o mundo: https://veja.abril.com.br/

SIGA VEJA NAS REDES SOCIAIS:
Instagram: https://www.instagram.com/vejamais/
Facebook: http://www.facebook.com/Veja/
Twitter: http://twitter.com/VEJA
Telegram: http://t.me/vejaoficial
Linkedin: http://www.linkedin.com/company/veja-com/
TikTok: https://www.tiktok.com/@revista_veja

source

Deixe um Comentário

Dúvidas? Converse Conosco