MídiaTec

Por que a China pode nunca ultrapassar os Estados Unidos



No Mercado, da revista VEJA, a apresentadora Veruska Donato conversa com Maílson da Nóbrega, ex-ministro da Fazenda e sócio da Tendências Consultoria, sobre os fatores que podem impedir a China de se tornar a principal potência econômica global.

Para Maílson, a resposta está na produtividade. Ele explica que todas as grandes mudanças de liderança econômica ao longo da história — da Espanha à Holanda, do Reino Unido aos Estados Unidos — ocorreram quando um país passou a crescer mais rápido do que o outro, impulsionado por ganhos expressivos de produtividade.

“A China só ultrapassa os Estados Unidos se crescer mais rápido”, afirma o ex-ministro. Segundo ele, há sinais de alerta no caso chinês, como a queda de produtividade e o fim do bônus demográfico. A redução da população em idade ativa pode limitar o crescimento do país e fazê-lo perder fôlego nos próximos anos.

Maílson avalia que, nesse cenário, a China pode desacelerar para taxas muito mais baixas, permanecendo atrás dos Estados Unidos e sem confirmar o prognóstico de se tornar a maior economia do mundo.

📌 O Mercado é um programa da revista VEJA, apresentado por Veruska Donato, com análises aprofundadas sobre economia e cenário internacional.

👉 Inscreva-se no canal da VEJA
👍 Curta o vídeo
💬 Comente: a China ainda pode se tornar a maior economia do mundo?

—————————————————————————

Assine VEJA: https://abr.ai/2VZw8dN

Confira as últimas notícias sobre o Brasil e o mundo: https://veja.abril.com.br/

SIGA VEJA NAS REDES SOCIAIS:
Instagram: https://www.instagram.com/vejamais/
Facebook: http://www.facebook.com/Veja/
Twitter: http://twitter.com/VEJA
Telegram: http://t.me/vejaoficial
Linkedin: http://www.linkedin.com/company/veja-com/
TikTok: https://www.tiktok.com/@revista_veja

source

Deixe um Comentário

Dúvidas? Converse Conosco