MídiaTec

Por que a tensão entre EUA e Venezuela pode afetar o Brasil



A escalada de tensão entre Estados Unidos e Venezuela já começa a gerar volatilidade nos mercados e preocupa autoridades brasileiras. No programa Mercado, da revista VEJA, apresentado por Veruska Donato, o economista Rodrigo Simões, professor da FAC SP, analisa os riscos econômicos e financeiros das ameaças do presidente Donald Trump e as reações na América Latina.

O debate ganhou força após a presidente do México, Claudia Sheinbaum, questionar a ausência da ONU diante das ameaças envolvendo o controle de petroleiros no Pacífico atribuídos à Venezuela. O presidente Lula também se manifestou, defendendo o diálogo e a solução pacífica dos conflitos, além de orientar o Itamaraty a manter atenção máxima sobre o tema.

“Essa tensão pode afetar diretamente o preço do petróleo”, afirma Rodrigo Simões.

Segundo o economista, o primeiro impacto potencial é sobre a cotação internacional do petróleo, com reflexos em combustíveis, transporte e inflação global. O segundo ponto de atenção é o aumento do prêmio de risco para países emergentes, o que encarece o custo do capital e reduz o valor dos ativos.

“Quando o prêmio de risco sobe, o custo do capital aumenta e os ativos perdem valor”, diz Simões.

Para ele, o Brasil tenta atuar diplomaticamente para reduzir os danos econômicos de uma possível escalada do conflito, já que é o principal país da América Latina e não quer sofrer efeitos colaterais dessa instabilidade regional.

📊 O programa Mercado, da revista VEJA, analisa os principais fatos da economia global e seus impactos diretos sobre o Brasil.

👉 Inscreva-se no canal da VEJA,
👍 curta o vídeo,
💬 comente: essa tensão internacional pode afetar o Brasil?
🔔 ative o sininho para receber novos conteúdos.

#eua, #venezuela, #trump, #petroleo, #mercadofinanceiro, #geopolitica, #economia, #revistaveja, #programamercado, #rodrigosimoes
—————————————————————————

Assine VEJA: https://abr.ai/2VZw8dN

Confira as últimas notícias sobre o Brasil e o mundo: https://veja.abril.com.br/

SIGA VEJA NAS REDES SOCIAIS:
Instagram: https://www.instagram.com/vejamais/
Facebook: http://www.facebook.com/Veja/
Twitter: http://twitter.com/VEJA
Telegram: http://t.me/vejaoficial
Linkedin: http://www.linkedin.com/company/veja-com/
TikTok: https://www.tiktok.com/@revista_veja

source

Deixe um Comentário

Dúvidas? Converse Conosco