O chanceler Mauro Vieira se reuniu com o senador americano Marco Rubio em Nova York para discutir o tarifaço dos EUA, terras raras na Amazônia e um possível encontro entre Lula e Donald Trump. A conversa, segundo o colunista Robson Bonin, mostra que a diplomacia brasileira avança apesar das tensões políticas e das tentativas da direita de atrapalhar o diálogo.
Durante o programa Os Três Poderes, da revista VEJA, Bonin analisou os bastidores da relação Brasil–EUA e as negociações em torno dos interesses econômicos e geopolíticos entre os dois países.
Segundo ele, “não é a política que dita essa aproximação, são as questões econômicas”, destacando o papel do Brasil na corrida global por minerais estratégicos e o interesse americano nas jazidas de terras raras da Amazônia.
O debate também abordou o papel de Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo, que teriam tentado impedir o encontro diplomático, e o impacto da postura do presidente Lula em relação ao Brics e à Venezuela.
💬 “O Eduardo Bolsonaro atravessou a rua para escorregar na casca de banana e está se orgulhando do tombo que tomou”, ironizou Bonin.
🔔 Inscreva-se no canal para acompanhar análises políticas exclusivas, bastidores de Brasília e as principais notícias de hoje.
👍 Curta, 💬 comente e compartilhe sua opinião nos comentários!
—————————————————————————
Assine VEJA: https://abr.ai/2VZw8dN
Confira as últimas notícias sobre o Brasil e o mundo: https://veja.abril.com.br/
SIGA VEJA NAS REDES SOCIAIS:
Instagram: https://www.instagram.com/vejamais/
Facebook: http://www.facebook.com/Veja/
Twitter: http://twitter.com/VEJA
Telegram: http://t.me/vejaoficial
Linkedin: http://www.linkedin.com/company/veja-com/
source

