O economista-chefe da MB Associados, Sérgio Vale, avalia o impacto da política comercial de Donald Trump e o papel do Brasil na nova dinâmica global. Para ele, o fechamento econômico dos Estados Unidos — com aumento de tarifas e menos abertura ao comércio — cria oportunidades para que Brasil e China estreitem ainda mais seus laços comerciais.
“Tudo que o Trump está fazendo hoje é um empobrecimento da economia americana”, afirma Vale, ao explicar que a redução das importações e exportações dos EUA beneficiará acordos entre outros países. Segundo ele, o governo brasileiro demonstra maior disposição para abrir mercados e avançar em tratados, como o com a União Europeia, além de ampliar o comércio com a China, que já responde por um terço das exportações nacionais.
A participação americana no comércio brasileiro, que caiu de 25% para pouco mais de 10% em 25 anos, deve seguir em queda — enquanto a presença chinesa tende a aumentar, tanto nas exportações quanto nas importações de produtos industrializados.
—————————————————————————
Assine VEJA: https://abr.ai/2VZw8dN
Confira as últimas notícias sobre o Brasil e o mundo: https://veja.abril.com.br/
SIGA VEJA NAS REDES SOCIAIS:
Instagram: http://www.instagram.com/vejanoinsta/
Facebook: http://www.facebook.com/Veja/
Twitter: http://twitter.com/VEJA
Telegram: http://t.me/vejaoficial
Linkedin: http://www.linkedin.com/company/veja-com/
source