MídiaTec

Silêncio de Lula sobre Maduro pode custar caro ao Brasil



O silêncio do presidente Lula diante do regime de Nicolás Maduro começa a cobrar um preço diplomático e econômico para o Brasil? No programa Mercado, da revista VEJA, Veruska Donato conversa com Alexandre Pires sobre os impactos dessa postura nas relações com os Estados Unidos, a Argentina e o Chile.

Para o especialista, a ausência de críticas públicas ao regime venezuelano é um “sinal péssimo” e representa um desalinhamento do Brasil com princípios ocidentais e de direitos humanos. “Nem tapinha na mão, nem puxão de orelha”, afirma Alexandre Pires, ao destacar que o governo brasileiro evita qualquer reprimenda direta a Maduro.

Segundo o professor do Ibmec SP, essa postura pode facilitar diálogos com países como China, Rússia, Irã, Cuba e Nicarágua, mas cria dificuldades nas negociações com os Estados Unidos, inclusive em temas econômicos sensíveis, como tarifas e sobretaxas que ainda afetam produtos brasileiros.

“A Venezuela expulsou cerca de 7 milhões de pessoas. Não tem como dizer que esse país não violou direitos e não saiu da normalidade”, afirma Pires. Para ele, a solidariedade brasileira deve ser com o povo venezuelano, não com o governo. “Soberania não é licença para instalar qualquer regime político”, completa.

📌 Assista à análise completa no Mercado, da revista VEJA.
👍 Curta, 💬 comente e 🔔 inscreva-se no canal para acompanhar os principais debates sobre economia, política e cenário internacional.

#lula, #venezuela, #maduro, #politicaexterna, #direitoshumanos, #estadosunidos, #mercado, #revistaveja, #geopolitica, #noticiasdehoje
—————————————————————————

Assine VEJA: https://abr.ai/2VZw8dN

Confira as últimas notícias sobre o Brasil e o mundo: https://veja.abril.com.br/

SIGA VEJA NAS REDES SOCIAIS:
Instagram: https://www.instagram.com/vejamais/
Facebook: http://www.facebook.com/Veja/
Twitter: http://twitter.com/VEJA
Telegram: http://t.me/vejaoficial
Linkedin: http://www.linkedin.com/company/veja-com/
TikTok: https://www.tiktok.com/@revista_veja

source

Deixe um Comentário

Dúvidas? Converse Conosco