A Polícia Civil desarticulou um grupo criminoso especializado em aplicar golpes de estelionato eletrônico por meio de plataformas de compra e venda na internet. Usando perfis falsos e comprovantes de pagamento adulterados, os suspeitos enganavam vendedores e conseguiam furtar principalmente smartphones e videogames, que eram levados à Feira dos Importados, no Setor de Indústria e Abastecimento, em Brasília.
De acordo com as investigações, os criminosos se passavam por compradores legítimos, enviavam falsos comprovantes de transferência bancária e convenciam as vítimas a entregar os produtos. Para não levantar suspeitas, o transporte das mercadorias era feito por motoristas de aplicativo que desconheciam o golpe e apenas realizavam o serviço solicitado.
A operação, que contou com ações simultâneas no Distrito Federal e em São Paulo, resultou na prisão de três pessoas e na apreensão de diversos equipamentos eletrônicos. Os investigados devem responder por estelionato digital, lavagem de dinheiro, receptação e associação criminosa. Somados, os crimes podem render penas de até 21 anos de prisão.
#RECORD #RecordBrasília
source

