No Mercado, da revista VEJA, a apresentadora Veruska Donato conversa com Maílson da Nóbrega, ex-ministro da Fazenda e sócio da Tendências Consultoria, sobre o futuro do multilateralismo, o poder de Donald Trump no cenário internacional e os limites institucionais do presidente americano.
Para Maílson, o mais provável é que o multilateralismo não avance. Ele avalia que Trump acredita profundamente na estratégia bilateral e tem poder para impô-la, mesmo violando tratados internacionais. “Os países ficam calados porque ele tem um poder de retaliação muito grande”, afirma o ex-ministro.
Maílson explica que, diferentemente do primeiro mandato, Trump hoje governa sem freios internos. Cercado por auxiliares que concordam com suas posições, ele deixou de ter contrapontos dentro do próprio governo. “Hoje, o Trump é um presidente sem freios”, diz. Segundo ele, a única instituição capaz de conter os excessos seria o Judiciário americano, especialmente a Suprema Corte.
📌 O Mercado é um programa da revista VEJA, apresentado por Veruska Donato, com análises sobre economia, poder e cenário internacional.
👉 Inscreva-se no canal da VEJA
👍 Curta o vídeo
💬 Comente: Trump pode ser contido pelas instituições dos EUA?
#trump, #multilateralismo, #economiaglobal, #políticainternacional, #maílsondanóbrega, #veruskadonato, #mercadoveja, #revistaveja, #g20, #eua
—————————————————————————
Assine VEJA: https://abr.ai/2VZw8dN
Confira as últimas notícias sobre o Brasil e o mundo: https://veja.abril.com.br/
SIGA VEJA NAS REDES SOCIAIS:
Instagram: https://www.instagram.com/vejamais/
Facebook: http://www.facebook.com/Veja/
Twitter: http://twitter.com/VEJA
Telegram: http://t.me/vejaoficial
Linkedin: http://www.linkedin.com/company/veja-com/
TikTok: https://www.tiktok.com/@revista_veja
source

