No Distrito Federal, a criação de abelhas e a produção de mel ganham destaque com cerca de 300 apicultores em atividade. Na região da Fercal, a aproximadamente 50 quilômetros do centro de Brasília, um jovem produtor encontrou na apicultura a principal fonte de renda em meio à predominância da agricultura familiar.
Leonardo Ribeiro interrompeu a faculdade para se dedicar integralmente ao manejo de milhares de abelhas, que vivem em colmeias padronizadas. Ele conta que se encantou pela organização do trabalho das abelhas e pela relação construída com os enxames. Acompanhada por técnicos da Emater, a equipe da RECORD Brasília visitou o apiário e viu de perto as práticas necessárias para fortalecer as colmeias, especialmente após o período chuvoso, garantindo a sobrevivência e a produtividade dos enxames.
Segundo a Emater, a Fercal é responsável por cerca de 10% da produção de mel do DF. A apicultura é considerada uma atividade estratégica por exigir baixo investimento inicial, gerar emprego e renda e ser altamente inclusiva, com grande potencial para jovens e mulheres no meio rural.
#RECORD #RecordBrasília
source

